Discussão:Introdução ao Jornalismo Científico
Envie sua dúvida por meio do botão abaixo.
Resistência ou Cautela? Os Limites da Inovação na Ciência
[editar código]| Módulo | Aula |
|---|---|
| Metodologia e Filosofia da Ciência | Ciência e Filosofia |
Em que medida a resistência da comunidade científica a ideias inovadoras — como ocorreu com Boltzmann — é um obstáculo ao progresso da ciência, e em que medida ela funciona como um mecanismo necessário de proteção contra erros e fraudes? --NayAlves0901 (discussão) 17h43min de 29 de maio de 2025 (UTC)
Metáforas científicas no jornalismo: esse recurso de aproximação pode causar distorção conceitual?
[editar código]| Módulo | Aula |
|---|---|
| Metodologia e Filosofia da Ciência | A metáfora científica |
No exercício cotidiano de tornar a ciência acessível ao grande público, são utilizadas metáforas como “pêndulo político” ou “buraco negro fiscal”. Esses recursos linguísticos ajudam a traduzir conceitos complexos de forma envolvente — mas até que ponto esse uso facilita a compreensão, e quando passa a reforçar interpretações equivocadas ou pré-concepções sobre o significado científico original dos termos? Como equilibrar clareza comunicacional e rigor conceitual no uso de metáforas cientificamente inspiradas no discurso jornalístico? --NayAlves0901 (discussão) 19h11min de 29 de maio de 2025 (UTC)
sobre tarefa final
[editar código]| Módulo |
|---|
| História da Ciência e da Tecnologia |
Gostaria de saber como faço para visualizar as tarefas que realizei. Além disso, a tarefa do módulo 2 foi realizada, mas infelizmente o Wikipédia entendeu que era spam e me bloqueou. Não sei exatamente o que fiz de errado. Por conta disso, não consigo mais editar página alguma. Camargo.fmc (discussão) 13h08min de 6 de novembro de 2025 (UTC)
Não estou conseguindo finalizar o curso
[editar código]| Dúvida geral |
|---|
Boa tarde, eu não estou conseguindo finalizar o curso. Não consigo ver as minhas atividades que foram entregues. Alguém consegue me ajudar? Camargo.fmc (discussão) 17h08min de 12 de novembro de 2025 (UTC)
- Oi @Camargo.fmc, pode usar essa página para verificar as suas atividades realizadas. Abraços, ACorrêa (WMB) (discussão) 22h04min de 4 de março de 2026 (UTC)
Peters (2013)
[editar código]| Módulo | Aula |
|---|---|
| Metodologia e Filosofia da Ciência | Metodologia e comunicação |
Aponto que no texto da aula, não foi citado Peters (2013) diretamente, mas, sim, Oliveira e Mendonça (2025). E houve uma pergunta no quiz sobre uma citação direta de Peters (2013), apenas pontuando para que não haja confusões para outros alunos...Ainda que no contexto geral da pergunta fique clara a resposta. --Maria Clara Rodriguez Sosa (discussão) 14h05min de 3 de dezembro de 2025 (UTC)
Acompanhamento tarefa final
[editar código]| Módulo |
|---|
| História da Ciência e da Tecnologia |
Por favor, não entendi como verificar se atingi 15 mil caracteres de edição para completar a tarefa. Alguém pode me ajudar com um passo a passo? --Lyxavier (discussão) 22h37min de 9 de dezembro de 2025 (UTC)
- Oi @Lyxavier, nas suas contribuições na Wikipédia, basta ver o número em verde escuro, que é o número de bytes=caracteres adicionados a cada edição. ACorrêa (WMB) (discussão) 21h57min de 4 de março de 2026 (UTC)
- Oi @Lyxavier, agora na ferramenta no toolforge é possível verificar a contagem de caracteres. Logue em ijc.toolforge.org e acesse esse link. Abraços, ACorrêa (WMB) (discussão) 18h59min de 24 de março de 2026 (UTC)
Dúvida sobre contagem de caracteres - Módulo 2
[editar código]| Módulo |
|---|
| História da Ciência e da Tecnologia |
Boa tarde! Estou realizando a tarefa do módulo 2 do curso de Introdução ao Jornalismo Científico e fiquei com um pouco de dúvida sobre por onde, eu realmente vejo a contagem de caracteres. Outra dúvida é, todas as edições feitos por mim são contabilizadas? --Maria Angélica Santos (discussão) 15h42min de 15 de janeiro de 2026 (UTC)
- Oi @Maria Angélica Santos, veja nas suas contribuições na Wikipédia. Toda edição não-revertida e com referências válidas será contabilizada, seguindo o padrão da wikipédia, de acordo com as orientações da atividade. ACorrêa (WMB) (discussão) 21h59min de 4 de março de 2026 (UTC)
Como de fato conseguir permissao para editar na wikipedia
[editar código]| Módulo |
|---|
| História da Ciência e da Tecnologia |
Estou tentando fazer essa tarefa e toda vez barram minhas edições, mesmo colocando fontes de referencia e fazendo apenas traduções de outras wikis. --Marina Odaguiri Kobori (discussão) 18h40min de 13 de fevereiro de 2026 (UTC)
- Oi @Marina Odaguiri Kobori, na sua edição realizada, não há referências embasando o texto inserido. Lembre-se de usar referências. E também de não remover conteúdo original sem motivo. Sugiro reler as orientações da atividade. Abraços, ACorrêa (WMB) (discussão) 22h01min de 4 de março de 2026 (UTC)
Cumprir tarefa
[editar código]| Módulo |
|---|
| História da Ciência e da Tecnologia |
para a tarefa deste módulo posso criar um verbete ao invés de atualizar os já existentes? --Lyxavier (discussão) 21h01min de 18 de fevereiro de 2026 (UTC)
- Oi @Lyxavier, pode sim! Normalmente criar um verbete normalmente é mais difícil do que editar um verbete já existente, mas se você vai cumprir as políticas da Wikipédia, vá em frente. Caso o artigo seja eliminado, as edições não poderão mais ser visualizadas pela equipe do curso. Então, recomendo se assegurar de que o verbete está bem referenciado, de acordo com as orientações da atividade. Abraços, ACorrêa (WMB) (discussão) 22h03min de 4 de março de 2026 (UTC)
CERTIFICADO JORNALISMO CIENTÍFICO
[editar código]| Dúvida geral |
|---|
Olá. Há cerca de dois meses, solicitei a emissão do meu certificado de conclusão do curso de Jornalismo Científico, mas ainda não obtive retorno. Anteriormente, já havia feito uma solicitação e, de forma rápida, fui orientado a adequar a tarefa final de um dos módulos. Realizei as correções indicadas e, em seguida, encaminhei um novo pedido de certificado. No entanto, desde então, o processo tem levado mais tempo do que o esperado. Gostaria, se possível, de verificar o que pode estar ocasionando essa demora. Ressalto que preciso do certificado para inseri-lo em um relatório de bolsa de pesquisa da FAPESP, o que torna a agilidade neste momento especialmente importante. Agradeço desde já pela atenção e fico no aguardo de um retorno..
Marco Vinicius Ropelli (discussão) 16h34min de 20 de março de 2026 (UTC)
- Oi, @Marco Vinicius Ropelli. A correção demora pelo menos três meses a partir da data de solicitação. Verifique se todas as tarefas foram feitas adequadamente, para agilizar o processo. Bons estudos. Joalpe (discussão) 17h03min de 25 de março de 2026 (UTC)
Atividade Final do Módulo 2
[editar código]| Dúvida geral |
|---|
Eu fiz a atividade 2, mas não sei se ela ficou certa, porque não consegui, por exemplo, anexar o documento e tive muitos problemas na página de adicionar o vídeo, podem verificar, por favor se está tudo certo? .
Mayllon.lyggon (discussão) 15h03min de 29 de março de 2026 (UTC)
- @Mayllon.lyggon, a correção de suas atividades foi finalizada. Conseguiu recuperar o certificado? Algum comentário sobre o curso? Joalpe (discussão) 17h06min de 29 de abril de 2026 (UTC)
Certificado requisitado sem querer
[editar código]| Dúvida geral |
|---|
Sem querer requisitei o certificado, mas ainda faltam duas atividades. Peço perdão! Gustavo Alves Machado (discussão) 14h55min de 29 de abril de 2026 (UTC)
- Obrigado por avisar. A correção foi interrompida. Quando finalizar o curso, solicite o certificado de novo, por favor. Bons estudos! Joalpe (discussão) 17h07min de 29 de abril de 2026 (UTC)
- Obrigado, Joalpe! Agora finalizei de fato o curso e solicitei de novo o certificado. Abraços! Gustavo Alves Machado (discussão) 15h07min de 4 de maio de 2026 (UTC)
Finalização do curso
[editar código]| Dúvida geral |
|---|
Olá! Acabei de entregar a última tarefa. Gostaria de saber como posso verificar se todas as tarefas foram entregues corretamente para acompanhar quando ficará pronto o Certificado. Muito obrigada!
Mia Schezaro-Ramos (discussão) 13h28min de 15 de maio de 2026 (UTC)
- Desconsiderem a pergunta acima. Acabei de ver que eu precisava solicitar o certificado. Quando fiz isso, tive acesso a todas as tarefas feitas. Já consegui ver que tudo estava enviado certinho. Ufa! Muito obrigada. Agora é aguardar a correção. Mia Schezaro-Ramos (discussão) 13h34min de 15 de maio de 2026 (UTC)
- Acabei de receber meu certificado do curso. Gostaria de agradecer demais o NeuroMat, a FAPESP e a Wikipedia. Iniciei a pouco tempo minha atuação como jornalista científica e com certeza o curso foi muito valioso nesse processo. Ele possibilitou o aprendizado de diversos aspectos que eu nem imaginava que seriam tão importantes para eu trabalhar na área. Ampliou muito minha visão e já está me ajudando a definir projetos futuros para eu implementar no Programa de Pós-Graduação onde trabalho. Muito obrigada mesmo! Mia Schezaro-Ramos (discussão) 16h33min de 20 de maio de 2026 (UTC)